Diferenças entre Seguro Condomínio e Seguro Residencial

Diferenças entre Seguro Condomínio e Residencial

Você sabe quais são as diferenças entre seguro condomínio e seguro residencial? Se você mora em um condomínio (seja de casas ou de apartamentos), deve saber que tal tem a obrigação de contratar o Seguro Condomínio, mas isso não significa que a sua unidade esteja protegida por ele.

Mas fique tranquilo: por meio deste post você irá entender por quê o Seguro Residencial é necessário mesmo morando num condomínio.

Como observado, os condomínios comerciais, residenciais ou mistos são obrigados por lei (Art. 1.346 do Código Civil) a contratar um seguro, que trará proteção para as áreas comuns do complexo.

Veja abaixo as principais coberturas do Seguro Condomínio:

– incêndio ou explosão de qualquer natureza;
– queda de raio;
– queda ou impacto de aeronaves.

Além dessas, há diversas coberturas adicionais que podem ser contratadas pelo condomínio, como:

– impacto de veículo terrestre;
– vendaval, furacão, ciclone, tornado ou granizo;
– danos elétricos;
– responsabilidade civil do condomínio;
– responsabilidade civil do síndico;
– roubo e furto de bens do condomínio;
– perda de aluguel, dentre outras.

Todas essas coberturas, no entanto, são para proteger bens do condomínio e as áreas comuns. Se porventura houver dano às unidades autônomas, tais só serão cobertas pelo seguro caso o sinistro tenha tido início nas áreas comuns e posteriormente atingido apartamentos ou casas do condomínio – nessa hipótese, somente a estrutura da unidade estará coberta.

Vejamos agora as principais coberturas básicas do Seguro Residencial:

– incêndio e fumaça;
– explosão de qualquer natureza;
– queda de raio.

As maiores seguradoras do mercado oferecem as seguintes coberturas adicionais para o Seguro Residencial:

– roubo ou furto qualificado;
– danos elétricos;
– desmoronamento;
– quebra de vidros;
– vazamento de tubulações;
– responsabilidade civil familiar;
– subtração de bens;
– escritório em residência;
– pagamento de aluguel (caso o segurado precise ir para outro lugar durante reparos por conta de um sinistro).

Como podemos observar, o Seguro Residência de fato protege o seu lar, pois seu foco é realmente a casa ou o apartamento, e não os espaços e bens do próprio condomínio.

Há ainda seguradoras que oferecem seguros específicos para apartamentos, com algumas coberturas especiais peculiares, como a que garante pagamento de condomínio por desemprego, ou a que cobre danos causados ao estacionamento durante uma manobra feita pelo condômino.

Os Seguros Residenciais geralmente também oferecem assistência aos seus segurados, como chaveiro, serviços elétricos e de encanamento e reparos de eletrodomésticos.

Portanto, não é porque seu condomínio está segurado que suas unidades também estarão. O Seguro Residencial é um complemento importante, um investimento que vale muito à pena, tendo em vista toda proteção que oferece.

Como no mercado há diversas opções de seguro e inúmeras coberturas opcionais, nada como conversar diretamente com um corretor para tirar todas as dúvidas e encontrar o seguro ideal. E para isso, conte com a Pro Affinity.

A Corretora de Seguros Pro Affinity está há mais de 10 anos no ramo, e sua equipe está preparada e sempre disposta a auxiliar seus clientes. Seguro é coisa séria, portanto, deixe que uma empresa séria como a Pro Affinity te ajude na escolha do melhor seguro para o seu caso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *