O que é resseguro?

Resseguro

Você sabe o que é resseguro? Muitas pessoas ouvem falar nesse termo mas não têm ideia de seu significado. Este post te ajudará a entender o que é e qual a importância do resseguro.

O resseguro é, basicamente, um seguro de outro seguro. O interessado, ao contratar um seguro, muitas vezes não sabe que a própria seguradora pode contratar um outro para garantir o pagamento da apólice inicial.

Geralmente, quando o valor da apólice original é muito alto, a seguradora faz tal resseguro para dividir os riscos. A resseguradora, por sua vez, também poderá fazer um outro resseguro, ou seja, uma retrocessão.

Na hipótese do segurado acionar o seguro, por conta do resseguro os riscos serão pulverizados, gerando mais estabilidade para a seguradora e para a(s) resseguradora(s). Havendo um resseguro o risco não é assumido somente pela seguradora direta.

O contratante do seguro inicial nada tem a ver com os contratos subsequentes, ele lida somente com a seguradora que contratou.

Portanto, o resseguro se faz necessário quando a seguradora quer diluir o risco de um contrato de seguro de prêmio elevado, cujo pagamento possa gerar instabilidade financeira da companhia de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Divulgue

Compartilhe com seus amigos!