Porquê o Seguro Rural é tão importante?

Seguro rural é importante

O Setor Agropecuário é tão importante no Brasil que praticamente sustentou o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2017. Foi o setor que mais cresceu, sendo que sua alta de 13,4% foi a maior dos últimos 20 anos, segundo dados do Ministério da Agricultura.

É verdade que o clima favoreceu as últimas colheitas, mas nem sempre é assim. Em meio a tantas mudanças climáticas, não se pode prever o resultado de cada safra com tanta segurança. Aí entra o Seguro Rural, que se mostra cada vez mais necessário já que o clima é o principal fator de risco para o produtor.

Grandes e médios agricultores são os produtores alvo do Seguro Rural. Para os pequenos produtores há um programa governamental que geralmente se mostra suficiente: é o Proagro, programa do Governo no qual ele próprio age como uma seguradora.

Sinistros advindos de temporais, geada, secas prolongadas e outros eventos da natureza que possam prejudicar a produção agrícola são cobertos pelo Seguro Rural. Diante da instabilidade do clima, pode-se dizer que o Seguro Rural é cada vez mais necessário para a segurança do produtor rural.

A indenização do Seguro Rural minimiza os prejuízos do produtor, para que ele recupere, nem que seja em parte, o capital investido na produção afetada por algum evento da natureza.

É verdade que o setor de seguros agrícolas requer mais investimentos no tocante a estudos sobre perdas no campo (até mesmo para melhor fixação do valor do seguro), mas mesmo assim as grandes seguradoras do mercado dispõem de boas soluções para os produtores.

Dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) da região onde localiza-se o produtor, bem como a cultura a ser realizada, são algumas das informações levadas em conta quando da fixação do valor do Seguro Rural.

Há casos em que quando o segurado contrata a apólice com uma seguradora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entra em cena, e assim o prêmio do seguro será por ele subvencionado, o que barateia o Seguro Rural. Segundo o MAPA, qualquer produtor pode pleitear pelo PSR (Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural).

Embora para alguns o Seguro Rural seja considerado caro, ele é um investimento cada vez mais necessário frente às mudanças climáticas. Na verdade, o Seguro Rural traz benefícios para além dos produtores rurais: mais do que a proteção financeira do próprio segurado, também está a proteção dos trabalhadores do campo.

As grandes seguradoras oferecem diversas soluções para o produtor rural, e uma delas pode ser a que você está buscando. Para tirar suas dúvidas, a Corretora de Seguros Pro Affinity está à sua disposição. Entre em contato com nossa esquipe de corretores que está pronta a te auxiliar na decisão do melhor seguro para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Divulgue

Compartilhe com seus amigos!