Seguro de Obras de Arte e Raridade para Pessoa Física

Seguro de Obras de Arte e Raridade para Pessoa Física

O Seguro de Obras de Arte e Raridade não deve ser preocupação apenas de galerias de arte e museus.

Pessoas físicas que tem em seu patrimônio obra de arte, objeto raro ou coleção também devem considerar a contratação de um Seguro de Obras de Arte e Raridade, afinal esses são bens que também merecem proteção.

Dentro da categoria de Seguros Patrimoniais, o Seguro de Obras de Arte e Raridade visa garantir a indenização ao segurado caso sua obra de arte, situada dentro de um imóvel, seja objeto de dano, furto ou roubo.

Uma obra de arte pode ser definida como um trabalho executado que transmite uma ideia ou sentimento de seu criador – é um trabalho artístico, apreciado pelo público, que tem valor sentimental e/ou cultural. São exemplos de obra de arte: pintura, escultura, desenhos, gravuras, porcelanas, etc.

Podem também ser protegidos pelo Seguro de Obras de Arte e Raridade objetos raros ou antigos. Para isso, a seguradora contará com a avaliação de um especialista, geralmente um marchand. No que diz respeito à antiguidade, usualmente considera-se um objeto antigo aquele que tem mais de 50 anos.

Como qualquer seguro patrimonial, o Seguro de Obras de Arte e Raridade estabelece coberturas básicas, mas outras adicionais poderão ser incluídas na apólice conforme a necessidade do segurado, com um custo adicional obviamente.

No geral, de 0,8 a 2% do valor da obra de arte, objeto raro ou antiguidade será o preço da apólice do Seguro de Obras de Arte e Raridade.

Mensurar o valor da obra ou objeto a ser segurado pode não ser tão simples no caso de o autor não ser muito conhecido, mas isso não impede que as seguradoras, assistidas por profissionais especializados em arte, cheguem a um valor justo para o seguro.

Coleções também podem ser objeto desse seguro patrimonial – portanto, colecionadores de vinil, moedas, artigos de esporte, dentre outros objetos colecionáveis, poderão dar proteção extra à sua paixão ao contratar um Seguro de Obras de Arte e Raridade.

Se você está à procura de um seguro patrimonial, a Pro Affinity, corretora de renome que trabalha com as melhores seguradoras do Brasil, poderá auxiliá-lo a encontrar a proteção ideal para o seu patrimônio.

Entre em contato com um de nossos consultores, que terão a maior satisfação em ajudá-lo a proteger aquilo que é valioso para você!

 

5 Comentários

  1. Fábio Maureen disse:

    Criar uma obra de arte significa assumir altos riscos, roubo, fraudes, etc. O seguro de obras de arte e raridades é essencial não só para estes artistas e museus, mas também para proprietários destas obras.

  2. Glenda Ferreira disse:

    Olá,

    Há algum valor mínimo para a cobertura do seguro de obras de arte?

    Obrigada

    • proaffinity disse:

      Olá Glenda,

      não há um valor mínimo estipulado, mas a seguradora pode recusar caso a obra de arte não seja uma raridade, e geralmente o valor é expressivo. Você pode entrar em contato com os nossos consultores para ajudar a analisar seu caso.

  3. Marcos Ueda disse:

    O seguro de obras de arte faz cobertura dos riscos no transporte para eventos, museus e centros de exposição?

    • proaffinity disse:

      Olá Marcos,

      Em caso do cliente enviar a obra de arte para alguma exposição, há a opção da cobertura “prego a prego”, que envolve todas as etapas do transporte da obra até o retorno ao local de origem. Quaisquer dúvidas estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *